Na noite de quarta-feira, 23 denúncias de aglomerações de pessoas foram registradas em Santa Maria. As fiscalizações são realizadas por meio de uma força-tarefa da Guarda Municipal e da Superintendência de Fiscalização e Vigilância em Saúde. Evitar a aglomeração de pessoas é apontada pelo Poder Público como uma das principais formas de prevenção ao vírus.
Durante fiscalização das denúncias, cinco estabelecimentos foram notificados por ser reincidentes, ou seja, eles já haviam sido orientados quanto à necessidade de respeitar as regras previstas em decreto. Os locais notificados são uma lanchonete, um bar, uma cancha de bocha e um armazém.
Nova Palma registra primeiro caso de coronavírus. No RS, já são 190 confirmados
As ações ocorreram entre 19h e 0h e passaram por estabelecimentos como canchas de bocha, lancherias, estacionamentos, postos de combustíveis, distribuidoras de bebidas, igrejas e bares. Houve casos, ainda, de aglomeração de pessoas em espaços públicos, como praças.
A abordagem inicial é no sentido de orientação. Caso a desobediência ao decreto se repita, há a medida punitiva, como a notificação. Mais de 20 viaturas de órgãos de segurança estão nas ruas para orientar e conscientizar a população quanto à necessidade de permanecer em casa e só sair para o estritamente necessário. Esses veículos estão equipados com aparelhos de som.
Denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal pelos números 153 e (55) 99217-8122 (somente WhatsApp).